terça-feira, 3 de agosto de 2010

ALCIDES BUSS


"DE LER E ANDAR"

(Alcides Buss)


"Há dias em que há mais sentido nas ruas do que nos livros.

Nesses dias se deve de casa sair e, dentro de si, caminhar à escuta da vida.


Há dias, porém, em que mais sentido há nos livros.

É preciso, então, trancar-se em leituras e,

numa entrega de sonho,

misturar-se ao mundo."
Ainda de Alcides Buss, mais um poema titulado:
"UM CAFÉ À TARDE"
" TOMAR UM CAFÉ À TARDE
SEM NINGUÉM AO LADO
E LENTAMENTE PENSAR NA VIDA,
EIS O QUE FAÇO QUANDO POSSO.
O QUE RESOLVO EM PENSAR
NA VIDA? NADA, NADA!
MAS O CAFÉ, ESTE SIM,
PENETRA O INSTANTE
E TRAZ ALGUM CONFORTO.
À MINHA VOLTA O MUNDO PERMANECE O MESMO:
SÓ MAIS LENTO UM POUCO.
E A FACE DO INVISÍVEL ME CONTEMPLA."
Alcides Buss, professor, poeta e escritor, nasceu em Salete, no Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, no ano de 1948.
Residiu em Joinvile, e em 1980 veio para Florianópolis, como professor de Teoria Literária na UFSC. Começou a publicar em 1970 a edição de "Círculo Quadrado", com mais de vinte livros.
Em 1983 organizou a Antologia do Varal Literário.
Obteve o primeiro lugar no IV Festival Catarinense de Poesia Universitária, promovido pelo DCE da UFSC em 1971.
Recebeu vários prêmios, incluindo o da ASS. Paulista de Críticos de Arte em 1989 e as medalhas Caio Prado JR e Manuel Bandeira.
Finalista do Prêmio Jabuti no ano de 2000.
Diretor da EDUFSC, que se tornou uma das mais ativas editoras do sul do país.
Em 1980

foi através do seguinte poema, que conhecí e passei a admirar o trabalho do escritor.
" QUERO NUM INSTANTE TÃO ENTRAR EM TEU CORPO
E EM TUDO ESTAR DE TAL FORMA NELE
TÃO AFIM
QUE POR UM MOMENTO
TU DEIXES DE SER TU
E EU DEIXE DE SER EU
E QUE TU SEJAS TODA EU
E EU SEJA TODO TU."

Sou absolutamente fã e admiradora do trabalho de Alcides Buss e o tenho acompanhado a muito tempo.(apesar dele não ter a menor idéia da minha existência, Chico Buarque tbém não!) ehehe! ... Alcides é um quase conterrâneo meu. E eu sou dessas pessoas que tem o maior orgulho de falar onde nasceu. E EU DIGO SEMPRE: SOU DO RIO DO SUL!! amo minha terrinha abençoada!!!cheia de gente talentosa e mulheres bonitas! sempre digo isso com orgulho! Na ocasião de lançamento do livro SINAIS/SENTIDOS, na Casa de Cultura Dide Brandão de Itajaí SC, nao pude comparecer e enviei um telegrama (isso faz uns treze anos...) que dizia (mais ou menos) assim: "Na impossibilidade de comparecer fisicamente, utilizo nossas companheiras letras e transporto-me."
Dias depois,para minha surpresa total, recebo numa embalagem do correio um exemplar de SINAIS/SENTIDOS! minha felicidade foi imensa! e até hoje, tenho desfrutado através de sua literatura, a leveza de sentimentos,a agudeza da percepção, humildade, beleza e sabedoria de tão grande nome da literatura Catarinense e hoje Brasileira, com vcs, sempre nas minhas páginas: ALCIDES BUSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário