domingo, 25 de julho de 2010

SOBRE A BONDADE e MAX ERNEST

" Deveríamos fazer do comum algo de extraordinário e então nos surpreenderíamos descobrindo que está muito perto de nós a Fonte de Prazer que buscamos em algum lugar distante e difícil.

Estamos muitas vezes a ponto de pisar na maravilhosa utopia mas acabamos olhando por cima dela com nosso telescópio." (Ludvig Tieck)
Ludvig Tieck, poeta, romancista, crítico, tradutor e editor alemão, fez parte do movimento do Romantismo do final do séc. XVI e início do séc. XIX.
Nasceu em Berlim em 31 de maio de 1773 e faleceu em abril de 1853.



Frase de abertura da Exposição: MAX ERNEST, UMA SEMANA DE BONDADE, Collages Originais produzidas na França na década de 30) em exposição no MASP S.Paulo em Abril/2010





Max Ernest, (1891-1976) Artista Plástico ALEMÃO que se tornou cidadão Francês em 1958. Grande expoente do Surrealismo, estudou filosofia e psicologia na Universidade de Bonn, mas fascinou-se pelas técnicas de colagem e fotomontagem. Foi um dos primeiros expoentes da frotagem e da decalcomania. Em 1941 migrou para Nova York onde residiu até 1948 onde voltou a pintar com Breton e Duchamp. Foi tbém casado com a marchand americana Peggy Guggenheim, a terceira de suas quatro esposas. Voltou à França em 1949 tornando sua pintura mais lírica e abstrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário