segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

COZINHAR E REZAR


Minha mãe cozinhava maravilhosamente bem! Seus assados, aquela paleta de ovelha assada no forninho a lenha! as massas, os molhos, o almoço de domingo! são lembranças eternas!
Há muito tempo tenho saudades de comer tortéi. (Massa recheada com purê de abóbora).
Mas nunca sequer tentei fazer, pois acho que tem receitas que são exclusivas e que ninguém mais vai conseguir fazer igual.
Hoje enfrentei os medos, os receios, os fantasmas e a saudade imensa que sinto da minha mãe, que se encontra impossibilitada de tudo, e resolví fazer tortéi.
Pedí o auxílio de minha avó materna, (que não está mais conosco aqui na terra) para me orientar e coloquei a mão na massa literalmente!
Primeiro descasquei e cozinhei a abóbora, com um pouquinho de sal e água.
Em seguida refoguei meia cebola e alho poró, na manteiga com azeite de oliva!
Coloquei a abóbora cozida, temperinhos verdes, pimenta do reino da fazenda da avó da Solange do Mato Grosso do Sul, sal de Bordeaux e uma colher de farinha de rosca.
Sal de Bordeaux é um sal de vinho tinto, excelente para temperar, dá um aroma de vinho e cor.
O detalhe da farinha de rosca só lembrei pelo cheiro! sentí falta e intuitivamente coloquei uma colher de (sopa), para dar mais liga a massa. Deixei esfriando.
Em seguida abri dois ovos inteiros dentro de uma tijela e acrescentei quase meia xícara de farinha de trigo e uma pitada de sal. Coloquei um pouquinho de água e comecei a mexer ligeiramente com um garfo.
Em seguida passei para um tabuleiro de pedra untado com um pouco de farinha de trigo e fui acrescentando mais farinha até a massa ficar bem consistente e ao ponto de esticar.
Aí é que lembrei de procurar o rolo de massas. (Que nunca usei).
O encontrei no fundo de uma gaveta! lavei tudo direitinho e comecei a amassar.
A emoção tomou conta do momento e quase fiz um calo na mão de tanto amassar.
Viajei no tempo e nas emoções!
Muitas lembranças vieram a tona.
Lembrava que minha mãe sempre esticava a massa e eu a ajudava a cortar os tortéis em formato de pastel, com uma cortadeira manual que deixava um desenho bem bonito na massa.
Depois pegava um garfo e amassava as beiradas deixando bem lisinho.
Estiquei muito bem a massa! sem pressa! deixando as lembranças me envolverem totalmente!
Coloquei o recheio (frio) sobre a massa e fiz pequenos pastéis.
Deixei uma panela com água fervendo e uma pitada de sal e azeite.
Banhei os tortéis dentro dessa agua fervente por 30 minutos!
Fiquei olhando para ver o momento dos tortéis emergirem da panela, de sobressalto, lindos e brilhantes!!!
Obrigada mãe Lila! obrigada vó Lula!
Foram vocês que fizeram tudo de bom!
Fizeram sempre o melhor!
E o mais importante!


obs.: Sirva os tortéis com ligeiras camadas de um bom queijo parmesão! de preferência um grana padano!
ah! e ficou uma delícia!



Martina Knoll
07/02/2011


O CHEIRO DA SALSA FRESCA!


O melhor momento de cozinhar está nos temperos!
Fatiar o alho poró, bem fininho, crocante, em cubinhos, me lembrou Paris!
As pequenas echalotes (cebolas) roxinhas, ao cortar formam-se cubinhos sem que a gente precise repicar mais de uma vez. (Acho isso praticidade)! Ganhei de presente do dono do mercadinho da esquina próxima da rue Babylone, perto deMontparnasse e San Germain!
Ele alegou que não estavam frescas o suficiente para vender e me deu de presente! (achei muito elegante da parte dele, especialmente sabendo que ele nunca tinha me visto na vida e ainda por cima, com meu sofrível francês, ele teve paciência comigo! ou tentou, pelo menos!
Eu queria experimentar de qualquer maneira!
Fiz uma massa fresca, com cogumelos brancos, presunto di parma e echalotes para refogar!!!
Cozinho desde a minha infância e conheço bem o paladar da minha comida.
Mas na França tudo mudou. Fiquei surpresa com o que fiz! como os ingredientes mudam tudo!
Até sopa de pacote tinha outro sabor!!!
Hoje estou preparando um jantar muito especial!
Farei como entrada, uma maionese de camarão, guarnecida com rúcula e tomates cereja.
Prato principal: Tortéi de abóbora com creme de alho poró, cebolas, (infelizmente não tenho echalotes), guarnecido com camarões frescos salteados na manteiga com azeite de oliva!
E SALSA!!! muita salsinha cheirosa, adornando minha cozinha e os perfumados pratos!
O aroma comanda o ambiente, traz paz e felicidade! abre o nosso apetite para a vida!
Sobremesa: Torta de bolacha maisena com creme de baunilha e chocolate. Cobertura de creme de leite batido, chocolate granulado preto e branco! Ale ale!! Sava! muita paz e felicidade!
AH, tudo regadíssimo a um bom vinho branco!
Que pode ser um 'Joaquim"" (obra prima da nossa belíssima Serra Catarinense), ou um Francesinho!
TIN TIN!!!!!
Au revoir....

Martina Knoll
11/fev/ 2011




FAROFA!!!



Tem coisa melhor que farofa?



Amigos queridos almoçaram conosco!!
E mais uma vez a farofa da NANA foi elogiada!!!
Então decidí compartilhá-la com vocês!!
Que o mundo inteiro a conheça!!!!
Vamos lá!!

FAROFA DA NANA!

1 colher de manteiga
5 colheres de azeite de oliva extra virgem
3 dentes de alho picado
1 pão de trigo amanhecido ou torrado ralado no ralo grosso.
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino moída na hora.
1 xícara de farinha de mandioca
1 xícara de farinha de rosca.

Modo de fazer:

Deixe dourar a manteiga com o azeite
Acrescente o alho e deixe dourar
Adicione o sal e a pimenta
Em seguida doure o pão ralado nesta mistura
Seguido da farinha de mandioca e farinha de rosca.

Mexa sempre em fogo baixo até ficar levemente dourado.

Bon apetit!

Martina
16/04/2011

Um comentário:

  1. Que delícia seu blog!! Mas dá uma fome...
    Foi um prazer imenso recebê-los em nossa cafeteria, mais ainda por ver que gostam de uma boa conversa! E provar mais uma vez que o mundo é pequeno!
    Venham sempre! Pra um "olá!", um aceno ou um café!! Serão sempre sempre muito bem vindos!
    Enorme abraço,
    Aglaís e Francis

    ResponderExcluir