quinta-feira, 30 de junho de 2011

FRANCÓFILOS! / EU???











Acho que não! nem falar francês direito eu sei!apenas me comunico,aos menos por enquanto!
Mas quando acordo, a primeira coisa que me vem a mente é comer um croissant com um pouquinho de manteiga!
E dar uma beliscada num baguete, com de geléia!
Mas sabe do que gosto mesmo de manhã quando acordo?
Gosto de iogurte. Sabe um iogurte bem cremoso, suave, levemente adocicado com pedacinhos de framboesa no fundinho? e absolutamente nada ácido? é disso que gosto!
Penso também num millefeulle da Paul, leve, crocante, com creme de baunilha (tem também de café e chocolate), despedaçando na boca! não dá pra cortar nem pra morder de tão crocante e cremoso!
Mas prefiro deixar o mil folhas pro lanche da tarde.
Agora estarei pensando no almoço! não gosto muito de almoçar normalmente, mas não me importo de comer um croque monsieur ou um crepe do Breitzh! fininho, crocante e com muitos legumes.
Os tomates são muito saborosos e os aspargos frescos dão ao crepe um aroma indescritível! e aquela geminha de ovo perfeita em cima! o que é aquilo!???
Depois do almoço, um lanchinho lá pelo final da tarde, um chocolate chaude, quentinho e cremoso! com sabor de chocolate belga com baunilha!
Meu Deus! é o céu!!
Alguns macarrons seriam perfeitos neste momento se a bebida for café creme, (café com leite). Não sei o que é melhor, se é o café ou o leite! mas vamos combinar!!! aquelas xícaras grandes de porcelana, verde ou pretas,são um luxo!!!
Mesmo que do seu lado tenha uma dezena de turistas e ou franceses com seus poodles, não faz mal, nenhum deles vai se mexer da cadeira, você pode ficar bem tranquilo observando a paisagem! nenhum garçon vai te importunar, a menos que você o chame.
Do outro lado da rua pode ser a Brasserie Lipp, que foi frequentada por Sartre, Simone, enfim... todo mundo já foi na Lipp, afinal salsichão é bom em qualquer país!! Do lado esquerdo pode estar a igreja de Saint Germain, ou uma feirinha de rua, ou, vc pode estar na frente da ópera Garnier ou no George V do Champs Elysées.
Vai ficar um pouquinho mais caro, mas vai valer cada centavo, (de euro) eheheh, ver
tanta gente passando! afinal, o mundo passa todinho na sua frente! é quase como no cinema, só que vc não tem um roteiro pré determinado e pode improvisar caminhando pelas ruas repletas de história viva! derrepente vc se depara com uma plaquinha no Champs Elysées: Aqui viveu Santos Dumont!!!! como não se emocionar?
Hora do jantar!!! que tal? impossível perder o jantar na França! lembra que Deus janta por lá? então...
Boa companhia vc já tem!
Se deixar vou ao Le Petite Perigourdine, na rue das Ecoles, todos os dias!
Mas agora ficarei assídua do Le Petite Prince, graças aos queridos Cris e Joel que o descobriram, e do Le Pot De Ferr, onde jantei com o Guto e a Suzi,que estavam em lua de mel, na rua homônima próxima da Mouffetard, que já era minha favorita.
A place de Le Contrescarpe, no início da rue Mouffertard é encantadora!
Gosto de comer coxa de pato com molho, risoto de camarão, camarão com molho flambado no wisky, que lá se chama gamba, imagina só! gamba pra nós é algo bem diferente.
Mas os molhos que guarnecem os pratos de frango ou pato, são surpreendentes.
Uma ocasião tive uma epifania no La Petite Perigourdine, na rue das Ecoles, no quartier Latin, meu bairro favorito!
Verdadeiro deleite para a alma!
A entrada é aquela terrine da casa com pão e azeite de oliva! Todos os amigos que provaram, adoraram! O Filipe, o Joel e o Ricardo e o Jorge, ficaram muito bem impressionados! ou então o foie gras, com folhas frescas de rúcula. A rúcula na frança é bem fininha e crocante. E mais baguete. Se sobrar espaço para o créme bruille ou o Ille flotante, eu dificilmente recuso!
O melhor ille flotante que comí foi no Café Constante, na Rue Saint Dominique, onde o Chefe Eduardo Jacinto, de Floripa, Brasil, está trabalhando! Lá comí cérebro de novilho.
Experiência (deveras) interessante!(pecadora) eu?
Meu lado curioso aflora de vez em quando! mas depois de toda essa maratona gastronômica despedindo e agradecendo aos garçons, que já me tratam um pouco melhor, alguns até bem simpáticos! acreditem: ganhei vários chaveirinhos da torrre Eiffel de brinde de uma loja de souvenirs próxima da Place des Vosges, no Marrais!
Quís até dar um beijinho no rosto da senhora, de tão feliz e (surpresa) que fiquei, mas ela sorrriu e deu (literalmente)um pulo pra trás.
Também, normal né? querer dar beijinhos em pessoa que nem te conhece?
Na frança não rola. Mas e daí? não faz mal!!!
O que vale é a intenção! uma pequena gafe aqui, outra alí, afinal ninguém é perfeito!
Eu muito menos. Só tento levar a vida com um certo humor! não sei se bom ou mal, mas confesso, sinto uma falta de dar de cara com aquela pracinha de Saint Germain onde filmaram "A época da inocência".
Saudades daquele piano tocando Edith Piaf no Hotel Saint Jacques de manhã cedinho, antes mesmo de acordar!
Tenho saudades da torre! saudades do jardim de luxemburgo. Sempre vou naquele jardim. Para mim é como ir a um templo ou igreja. Um lugar de paz!
Sinto uma falta danada de sair caminhando livremente sem ninguém me importunando na rua, nem pedindo, sequer me olhando! gosto muito desse tipo de privacidade, é uma coisa tão pessoal, que me conforta!
Estiquei minha jaqueta de nylon no gramado da Place de Vosges e me deitei pra relaxar um pouco e colocar a coluna em ordem! Nossa !, quanto tempo não me deitava assim no chão, quase como criança, olhando pro céu azul acinzentado, nove e vinte da noite, alguns raios de sol ainda persistiam, e eu medindo a largura da praça, simétricamente igual em todos os cantos, o barulho da fonte, eu, o céu e o sol.
Sabia que Victor Hugo morou ali em frente?

Martina Knoll
junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário