domingo, 29 de maio de 2011

PARIS, PARIS, SEMPRE PARIS!!!!

Eis os porquês!!! Paris é única!! já se ouviu tudo sobre Paris!
Mas vou tentar resumir meu amor por Paris!
Primeiro porque Paris é linda! linda mesmo!
A geografia simpática em forma de caracol na divisão dos bairros, que são vinte.
Vinte pequenos arrondissements. Cuidadosamente preservados e repletos de história.
História demarcada por placas sinalizando tudo.
Eu gosto particularmente de passear calmamente pelas ruas, apreciar a arquitetura,as feirinhas de rua com seus alimentos frescos! aprecio muito o culto ao bem viver dos franceses em seus cuidados com alimentação saudável e fresca.
Aprecio as livrarias, as galerias de arte,(Juarez Machado estava expondo numa galeria da Rue Mazzarine em novembro passado.)
Os museus, as bibliotecas! merecem um capítulo à parte!
Lojas de design desde mobiliário até lançamentos de moda. As vitrines são cuidadosamente preparadas como obras de arte.
Paradas para um café ou chocolat chaude acompanhados de um croissant ou croque monsier são imprescindíveis.Além do milefeulle da Paul, é claro!!
Aprecio muito a paz nos monumentos e igrejas.
Saint Germain é um dos meus bairros preferidos.
Mas a cada vigem me hospedo em um bairro diferente!
Já fiquei no Quartier Latin,no Saint Germain e no 7, Invalides e no Champs Elyseés.Para não frequentar sempre os mesmos lugares. Mas acabo sentada nos cafés de Saint Germain e no La Petite Perigourdine,(bistrô no Quartier Latin).
A, O Pantheon, a rue des Carmes, a Rue des Ecoles, a rue Mouffetard, são meus paraísos favoritos.
As vezes penso que já estive por lá muitas e muitas vezes!
Paris tem um cheiro característico que me é familiar! tem cheiro de doce!
Cidades como Bordeux e Saint Emilion, no sudoeste da França também cheiram a doce!
E a arte! se existe cheiro de arte? não sei..., mas eu sinto! sou mais olfativa que visual!
A igreja de Saint Germain, uma das mais antigas de Paris, sempre me emociona.
Na última ida a Paris descobrí a igreja da medalha milagrosa de Santa Catarina de Laboré na rue Du Bac, me impressionou muito!
Ir aos Jardins de Luxemburgo é uma benção de paz!
A epicerie em Montparnasse, com alimentos de todo o mundo no Bon Marché na rue de Sévres, são um deleite gastronômico e visual.
Gostaria de poder definir Paris com poucas palavras, mas sei que serão muitas páginas para descrever tanta beleza e bem estar que Paris proporciona.
Porque Paris, segundo Betty Milan,(em seu livro homônimo):
NÃO ACABA NUNCA!!!
bjs.
martina
30/05/2011

2 comentários:

  1. Martina, ou você é muito discreta ou eu sou muito desligada: só agora descobri teu blog!
    E O L'Orangerie em Paris, você conhece?
    BJô
    www.arteamiga.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. oi JÔ!!!TENTO!!só tento...!!! eheheh!
    Faço o (possível) pra ser discreta!!ehehe
    Mas fiquei muito feliz com sua presença aqui no blog! admiro muito seu trabalho!
    Ainda não fui ao L'0RANGERIE, mas adorei sua dica!
    Estava pensando em ir a Giverny, para ver os jardins, mas se não der tempo, vou ao L'ORANGERIE ver as Ninféias!!! Adoro Monet!!bjs.
    Au revoir!!!

    ResponderExcluir